Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino Fundamental


CAPÍTULOS:
1 - A Visão de Paulo Freire
2 - Histórico do analfabetismo no Brasil
3 - Educação de Jovens e adultos no Brasil
4 - Os desafios da universalização do Ensino Fundamental
5 - A educação dos povos indígenas e o Ensino Fundamental
6 - A Educação Inclusiva: Ensino Fundamental para os portadores de necessidades especiais
7 - O trabalho coletivo na escola
8 - O trabalho coletivo na escola democrática
9 - O cotidiano escolar no Ensino Fundamental
10 - O cotidiano escolar no Ensino Fundamental
11 - Opções metodológicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental
12 - Alternativas metodológicas para as séries iniciais do Ensino Fundamental
13 - Avaliação da aprendizagem escolar
14 - A avaliação institucional da escola
15 - O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
16 - Desafios do ensino-aprendizagem na escola fundamental
17 - Desafios do ensino-aprendizagem na escola fundamental
18 - Desafios do ensino-aprendizagem na escola fundamental
19 - Financiamento do Ensino Fundamental - (Fundef)
20 - Formação de professores para o Ensino Fundamental
DESCRIÇÃO:
Bertha de Borja Reis do Valle
Domingos Barros Nobre
Eliane Ribeiro Andrade
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim
Miguel Farah Neto
Rosana Glat
Suely Pereira da Silva Rosa



O curso descreve uma ampla abordagem do Ensino Fundamental no Brasil, considerando que fazem parte deste nível de ensino a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Indígena, a educação de Portadores De Necessidades Especiais. Com essa diversidade na educação é preciso tomar algumas medidas para que a escola seja democrática, portanto é apresentado sobre: o funcionamento do cotidiano escolar, as opções metodológicas para os anos iniciais, como deve ser a avaliação da aprendizagem e da instituição e a formação de professores.