Fundamentos Gerais da Educação Básica


CAPÍTULOS:
1 - Fundamentos filosóficos e pedagógicos do Ensino Médio
2 - Ética da identidade
3 - Autonomia, identidade e diversidade - a complexibilidade da trajetória entre o ideal da proposta e sua operacionalização
4 - Buscando respostas para a ação pedagógica
5 - Organização curricular: a quem serve a escola?
6 - Linguagens e suas representações
7 - A condição humana como objeto de reflexão
8 - Natureza em transformação
9 - Construir conhecimentos sobre a natureza
10 - Linguagens e suas representações
11 - A Linguagem e o Ser
12 - Desenvolvendo Competências
13 - Corporidade: A Dimensão Corporal do Homem
14 - A Condição Humana como Objeto de Reflexão
15 - Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares
16 - Os Recortes da Realidade Através de Diferentes Caminhos e Olhares
17 - Avaliação - Processo Dialético de Superação
18 - Natureza em Transformação
19 - Ciências da Natureza: Onde as Diferentes Abordagens se Encontram
20 - Avaliação: Ação para a Cidadania
DESCRIÇÃO:
Agnes Cordeiro de Carvalho
Aldemara Pereira de Melo
Elizabete dos Santos
Elizabeth Sanfelice
Jairo Marçal



Este curso visa analisar de modo criterioso os indicadores apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, criados para restabelecer a importância desta etapa de ensino e a integração do aluno aos aspectos inerentes ao mundo contemporâneo. Esta obra serve como aporte aos educadores na interpretação e elucidação crítica dos princípios que norteiam a nova proposta.