Escola e Currículo


CAPÍTULOS:
1 - Considerações a Respeito do Currículo
2 - As Contribuições das Teorias Críticas do Currículo
3 - Currículo e Cultura
4 - A Perspectiva Teórico-Prática do Currículo
5 - Compreendendo as Instâncias de Concretização do Currículo
6 - Política Curricular para a Educação Básica no Brasil
7 - A Organização do Currículo na Educação Infantil
8 - Organização do Currículo na Educação Infantil II
9 - Política Curricular para a Educação Infantil no Brasil
10 - O Currículo da Educação Infantil: Formação Pessoal e Social
11 - Currículo da Educação Infantil: Conhecimento de Mundo
12 - A Organização do Currículo nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
13 - Política Curricular para o Ensino Fundamental no Brasil
14 - O Currículo Prescrito para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
15 - O Currículo Prescrito para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental II
16 - O Currículo Prescrito para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental III
17 - Temas Transversais
18 - Currículo e Projeto Pedagógico
19 - Currículo e Avaliação
20 - Currículo: Trabalho Docente e Experimentação
DESCRIÇÃO:
Gisele Thiel Della Cruz
Rosa Fátima de Souza



A questão do currículo tem ocupado um lugar de destaque nos debates sobre educação e o presente curso tem o intuito de esclarecer ao leitor o que é o currículo, quais as contribuições das teorias críticas do currículo, qual a relação entre o currículo e a cultura, qual a perspectiva teórico-prático do currículo, etc.
O curso aborda também as políticas curriculares para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, perpassando pelas diretrizes curriculares nacionais, pelos parâmetros curriculares nacionais dentre outras legislações pertinentes ao tema.