Fundamentos Metodológicos em EJA I


CAPÍTULOS:
1 - Educação de Jovens e Adultos
2 - A EJA e a Educação Popular, uma Conexão Necessária
3 - Introdução ao Pensamento de Paulo Freire
4 - Pontos Fundamentais na Oganização de uma Escola para Adultos
5 - Uma Possível Organização de uma Escola para Adultos
6 - Uma Possível Organização Curricular para a Educação de Jovens e Adultos I
7 - Uma Possível Organização Curricular para a EJA II
8 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos I
9 - O Planejamento Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos II
10 - Construção e Preparação das Atividades: Plano de Aula
11 - Algumas Diferenças e Semelhanças entre Alfabetizar Adultos e Crianças
12 - Uma Visão Geral sobre Processos e Métodos de Alfaetização
13 - A Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho
14 - A Avaliação na Educação de Jovens e Adultos
15 - Fundamentos Metodológicos em Educação de Jovens e Adultos
DESCRIÇÃO:
Luis Oscar Ramos Corrêa



O curso destaca a Educação de Jovens e Adultos, abordando de maneira histórica sobre o início da EJA e sua evolução até chegar aos moldes como é conhecida hoje. A teoria de Paulo Freire é apresenta como ponto fundamental para a organização de uma escola para adultos, estabelecendo uma possível organização curricular para EJA. O planejamento pedagógico e a metodologia de ensino devem ser diferenciados para a EJA, pois ao contrário do que acontece com o ensino para crianças, os alunos de EJA possuem experiência e conhecimento que devem ser valorizados.