Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional


CAPÍTULOS:
1 - Evolução Histórica da Supervisão Educacional
2 - Ação Supervisora e Tendências Pedagógicas
3 - A Supervisão Educacional e o Desenvolvimento Institucional da Escola
4 - Ação Supervisora e a Dinâmica do Cotidiano Escolar
5 - A Supervisão Educacional e a Construção da Prática Transformadora
6 - Origem e Evolução Histórica da Orientação Educacional
7 - Ação Orientadora e seus Períodos de Evolução Histórica na Educação Brasileira
8 - A Orientação Educacional no Desenvolvimento Institucional da Escola
9 - Orientação Educacional na Dinâmica do Cotidiano Escolar
10 - Orientação Profissional: Uma Questão de Escolha
11 - Ação conjunta da supervisão e da orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico
12 - Ação Conjunta da Supervisão e da Orientação Educacional Frente ao Currículo
13 - O Sistema de Avaliação, Modalidades e Complexidades
14 - Ensino aprendizagem e clima institucional
15 - Uma síntese das ações do supervisor e do orientador educacional
DESCRIÇÃO:
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Mirian Martins Sozim



Escolha de dois capítulos para serem usados como demonstrativos.
O curso apresenta a origem e a evolução histórica da orientação e supervisão escolar, mostrando que a presença do supervisor escolar no contexto educacional brasileiro ampliou o campo de atuação deste profissional, deixando de exercer um cargo apenas de cunho administrativo ou apenas de “inspeção” para orientar e integrar escola e sociedade. As tendências e os processos pedagógicos são apresentados na ordem cronológica que fundamenta cada processo.