Gestão de Marketing (PED)


CAPÍTULOS:
1 - Visão Geral do Ambiente e do Marketing Educacional
2 - As Especifidades do Marketing Educacional
3 - A Especificidade da Prestação de Serviços
4 - A Especificidade da Prestação de Serviços
5 - Imagem Corporativa
6 - O Cliente Educacional
7 - Pesquisa de Marketing
8 - Campanhas de Comunicação
9 - Competitividade no Mercado Educacional
10 - Refletindo sobre o Portfólio das Escolas
11 - Planejamento de Marketing
12 - Estudo de Caso: Gestão de Serviços e Imagem nas Instituições de Ensino Superior
DESCRIÇÃO:
Rodrigo Paiva Quintão



Em quase todos os setores da economia, o ambiente empresarial é marcado pela alta concorrência, e no setor educacional não é diferente. Com crescimento da participação da iniciativa privada no segmento e consequente aumento da concorrência, as escolas tiveram que organizar as tomadas de decisão e entender que o sucesso das organizações reside não somente nestas decisões, mas principalmente no valor que as corporações conseguem gerar no mercado, em comparação com seus concorrentes.

Considerando que a atividade educacional é uma prestação de serviços e que grande parte do valor percebido pelos clientes é construído ao longo da relação entre aluno e escola, o marketing tem um papel singular nessas organizações: a ele cabe não somente definir mercados, atuar na criação de novos cursos e comunicar as virtudes das instituições educacionais, mas também atuar na criação desse valor ao longo do consumo do serviço educacional.