Princípios e Métodos de Gestão Escolar Integrada


CAPÍTULOS:
1 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar (parte 1)
2 - Teorias da Administração Aplicadas à Gestão Escolar (Parte 2)
3 - A Escola como Instituição Aprendente: a busca da qualidade da educação
4 - Mudança Institucional
5 - Teorias Psicológicas Aplicadas à Gestão Escolar
6 - Liderança, Recursos Humanos e Gestão Escolar
7 - Motivação na Instituição Escolar
8 - Autoridade e Poder do Gestor Escolar
9 - Gestão Escolar: Consenso e Conflito
10 - Gestão e autonomia da escola
11 - Gestão Escolar e Políticas de Educação
12 - A Complexidade da Gestão da Sala de Aula
13 - Formação do Educador/Formação do Gestor (1ª parte)
14 - Formação do Educador/Formação do Gestor (2ª parte)
15 - Ação Gestora na Educação Infantil e Ensino Fundamental
16 - Gestão e ação gestora no ensino médio
17 - Efeitos Negativos da ação gestora: estresse e burnout
18 - A Gestão Colegiada e seus Efeitos na Escola
19 - Formação e atuação da Equipe Técnico-pedagógica da Escola
20 - A Coordenação da Avaliação Institucional da Escola como atribuição do Gestor
DESCRIÇÃO:
Elma Corrêa de Lima
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Marcia Souto Maior Mourão Sá



O curso apresenta diversas ações de como o Diretor deve gerir sua escola para que seja aplicada a gestão participa ou colegiada. A ação gestora apresentada busca desenvolver uma reflexão sobre o envolvimento de todos os membros que compõe a escola, tais como professores, equipe pedagógica etc.