Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos


CAPÍTULOS:
1 - A Função Social da Escola
2 - Refletindo o Cotidiano escolar
3 - O processo de ensino e as teorias de aprendizagem nas práticas educativas
4 - Aprendizagem escolar: a reconstrução da cultura na sala de aula
5 - Diferentes enfoques para compreender o processo de ensino na escola
6 - Os Fundamentos do Currículo
7 - Conceito de currículo e considerações gerais
8 - Contribuições da Psicologia ao currículo
9 - Novas possibilidades na busca da constituição do conhecimento
10 - Os conteúdos do ensino: o que são?
11 - A função dos conteúdos do ensino no currículo
12 - Adversidade e o currículo: da exclusão à inclusão
13 - A elaboração do projeto pedagógico na escola
14 - As Contribuições dos PCNs na Educação Inclusiva
15 - As Contribuições dos PCNs na Elaboração do Projeto Político-Pedagógico
16 - A interdisciplinaridade das áreas do conhecimento
17 - A interação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem
18 - Interação entre alunos no processo de ensino-aprendizagem
19 - A Função e a formação do professor na escola inclusiva
20 - Uma Estratégia de Ação Comunitária na Escola Inclusiva
21 - Entendendo a adaptação escolar
22 - Adaptações curriculares: como operacionalizá-las?
23 - Avaliação: concepções teóricas
24 - Avaliação diferenciada
25 - Pais, professores e alunos: parceiros no processo inclusivo
DESCRIÇÃO:
Ida Regina Moro Milleo de Mendonça
Irene Carmem Piconi Prestes
Marcos Cordiolli
Maria de Fátima Minetto Caldeira Silva
Maria Letizia Marchese
Vilmara Sabim Dechandt
Vilmarise Sabim Pessoa



O Curso de Currículo estruturado: implementação de programas pedagógicos enfatiza a reflexão sobre o cotidiano escolar e a função social da escola no processo de ensino aprendizagem.