Avaliação da Educação e da Aprendizagem


CAPÍTULOS:
1 - Ética e Avaliação
2 - A Avaliação como Estratégia de Gestão Educacional
3 - As Políticas Públicas de Avaliação
4 - Trajetória da Avaliação Educacional e da Aprendizagem
5 - A Avaliação , o Currículo e a Escola
6 - Avaliação da Aprendizagem numa Perspectiva Formativa e Emancipadora
7 - Avaliação da Aprendizagem numa Perspectiva Formativa e Emancipadora
8 - Introdução ao Estudo de Técnicas e Instrumentos de Avaliação
9 - Testes de Aproveitamento Escolar (parte I)
10 - Testes de Aproveitamento Escolar (parte II)
11 - Problematizando as Notas Escolares e os Pareceres Avaliativos
12 - A Vez e a Voz dos Professores e das Professoras
DESCRIÇÃO:
Targélia Ferreira Bezerra de S. Albuquerque



O curso expõe as rupturas entre a avaliação repressora, classificatória, seletiva e produtora da exclusão, o mesmo se baseia na ética da libertação de Enrique Dussel, defendendo a avaliação formativa e emancipadora a fim de estimular o diálogo, a reflexão crítica, orientadora e metodológica. Os testes e desafios do aproveitamento escolar e das notas escolares são também discutidos como instrumentos de aprendizagem.