Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional


CAPÍTULOS:
1 - Conhecendo a Psicopedagogia e sua Aplicabilidade
2 - Psicopedagogia Institucional na Escola: desafios e processos
3 - Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
4 - A Intervenção Psicopedagógica Institucional nas Dificuldades de Aprendizagem
5 - Dificuldades de Aprendizagem, Fracasso Escolar e Práticas Pedagógicas
6 - Contribuições nas Teorias de Piaget e Vygotsky no Cotidiano Escolar
7 - Afetividade e Aprendizagem
8 - Grupos Operativos e Psicodrama Educacional
9 - A Indisciplina na Escola e os Distúrbios de Conduta
10 - Construção da Ética e da Moralidade no Cotidiano Escolar
11 - A Construção do Currículo na Escola Segundo a Psicopedagogia
12 - O Planejamento e a Prevenção das Dificuldades de Aprendizagem
13 - A Avaliação Escolar como Instrumento de Diagnóstico
14 - A Psicopedagogia Institucional na Escola Inclusiva
15 - Família e Aprendizagem
DESCRIÇÃO:
Dayse Carla Gênero Serra



O curso aborda os conceitos gerais, as bases históricas e as áreas de atuação da psicopedagogia em seus diferentes contextos. Com enfoque principal na psicopedagogia institucional o curso irá apresentar o que é e como se processa a aprendizagem, também as dificuldades de aprendizagem, o fracasso escolar, as práticas pedagógicas relacionadas com a intervenção psicopedagógica como instrumento para resolução destes problemas. O estudo da afetividade, do psicodrama educacional, da indisciplina e dos distúrbios de conduta também fazem parte da abordagem principal da obra.