Intervenção Psicopedagógica na Escola


CAPÍTULOS:
1 - Um Pouco Mais Sobre a Psicopedagogia
2 - A Visão Sistêmica e a Psicopedagogia
3 - A Psicopedagogia Atuando no Âmbito da Instituição
4 - A Escola Enquanto Instituição
5 - A Intervenção Psicopedagógica na Instituição Educacional
6 - O Diagnóstico Psicopedagógico: Matriz Diagnóstica
7 - O Diagnóstico Psicopedagógico: Instrumentos e Técnicas
8 - Mudanças na Ação Educativa: do Ensinar para o Aprender
9 - Contribuições da Psicopedagogia na Relação Família e Escola
10 - Um Olhar Psicopedagógico Sobre as Dificuldades de Aprendizagem
11 - A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia
12 - Contribuições da Psicopedagogia: Princípios para Trabalhar com Grupos na Escola
13 - Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico
14 - Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos
15 - Caixa de Trabalho: Uma Contribuição da Psicopedagogia para o Trabalho em Sala de Aula
DESCRIÇÃO:
Mari Ângela Calderari Oliveira



Considerar a atuação psicopedagógica como uma possibilidade de levar o sujeito que aprende a se tornar mais consciente e ativo no seu próprio processo de aprender, requer do psicopedagogo olhar e escuta diferenciados. A leitura deste curso possibilitará o conhecimento mais profundo da proposta prática da Psicopedagogia, destacando a amplitude de possibilidades de intervenção na instituição educacional.
Sob o enfoque da epistemologia convergente de Jorge Visca, será feita uma breve retomada da caminhada da Psicopedagogia, além dessa teoria dar subsídio para um dos âmbitos da Psicopedagogia: o institucional. Dessa forma, retoma-se alguns conceitos e possibilita-se a construção de novos conhecimentos.