Psicologia e Educação


CAPÍTULOS:
1 - História da Psicologia
2 - O encontro entre a Psicologia e a Educação
3 - Processos psicológicos básicos do comportamento
4 - Psicologia do desenvolvimento infantil
5 - Psicologia do desenvolvimento da adolescência
6 - Problemas dos pais: crescendo com o outro
7 - Psicanálise: Sigmund Freud
8 - O campo transferencial
9 - O desafio da diferença
10 - A psicogenética de Henri Wallon
11 - A teoria sociocultural de Lev Vygotsky
12 - A teoria psicogenética de Jean Piaget
13 - Aprendizagem escolar e habilidades de estudo
14 - Disciplina: uma retrospectiva histórica
15 - Educação Sexual nas escolas
16 - Dificuldades de aprendizagem
17 - Ação preventiva e a aprendizagem
18 - O fracasso escolar nos dias de hoje
19 - Valores humanos e cotidiano escolar
20 - Relações interpessoais e o grupo na escola
DESCRIÇÃO:
Catarina de Souza Moro
Irene Carmem Piconi Prestes



O objetivo do curso Psicologia e Educação é diferenciar as bases históricas da Psicologia como ciência e estudar seus principais teóricos, com uma abordagem teórica e prática. O curso apresenta o desenvolvimento humano, discute as implicações do comportamento buscando compreender as transformações físicas e psicológicas do indivíduo, abordadas de diversas maneiras pelos autores estudados. O curso também apresenta estudos voltados às relações interpessoais, aos valores humanos, ao fracasso escolar, as dificuldades de aprendizagem entre outros assuntos pertinentes a educação estabelecendo um elo entre esta e a psicologia.