Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História


CAPÍTULOS:
1 - O estudo das Ciências Humanas: História e Geografia
2 - História para a Educação Infantil I
3 - História para a Educação Infantil II
4 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental
5 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental
6 - O estudo da História no 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental
7 - A História e as prospostas dos Temas Transversais
8 - A seleção de conteúdos e fontes e a importância do conhecimentos histórico
9 - A compreensão do fenômeno
10 - Observando a Lua
11 - Meu pai e minha mãe já forma crianças?
12 - A criança tem história
13 - A história da criança no contexto social
14 - A diversidade cultural
15 - Memória e identidade
16 - O nascimento da humanidade
17 - Calendários
18 - Discutindo os fatos históricos
DESCRIÇÃO:
Daniela dos Santos Souza
Gisele Thiel Della Cruz



O curso oferece o estudo da história em dois contextos diferentes, um deles é de base teórica-conceitual que se relaciona com o ensino da história no Ensino Fundamental e especifica a importância de trabalhar a história e geografia na educação infantil; o outro trata das práticas educativas objetivando gerar novas propostas de trabalho e novas práticas escolares, abordando temas como: a necessidade das crianças aprenderem sobre a organização do tempo natural, a noção da existência de diversos grupos sociais, entre outros.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil também são discutidos e trazem sugestão de atividades: como trabalhar os temas natureza e sociedade com crianças da educação infantil e do ensino fundamental seguindo a legislação vigente.