Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático


CAPÍTULOS:
1 - Resolução de Problemas
2 - A Construção do conceito de número
3 - Conhecimento lógico-matemático
4 - O desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal
5 - Discussão de processos e desenvolvimento histórico de algoritmos de algumas operações fundamentais
6 - Idéias das quatro operações fundamentais
7 - Compreensão dos números racionais: frações
8 - Os decimais
9 - A Construção do pensamento geométrico
10 - Sentido das medidas
11 - Área e perímetro
12 - O pensamento algébrico
13 - Conceitos fundamentais da proporcionalidade
14 - Introdução à Estatística
15 - Avaliação em Matemática
16 - Aprender sem medo
17 - A linguagem matemática e os (des)encontros com a linguagem cotidiana
18 - Os problemas da solução: dificuldades com a metodologia da “resolução de problemas”
19 - A geometria plana e a geometria espacial: o que vemos e o que vivemos
20 - Por que -1 x -1 = 1?: operações com os números inteiros
DESCRIÇÃO:
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho
Magna Natália Marin Pires
Marilda Trecenti Gomes



O curso Fundamentos teóricos do pensamento matemático tem o objetivo de introduzir o leitor aos diversos conteúdos matemáticos trabalhados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O curso aborda teorias e práticas do ensino da matemática exemplificando e relacionando com o cotidiano dos alunos.
As pesquisadoras Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, Magna Natália Marin Pires e Marilda Trecenti Gomes enfatizam a importância de dominar os conteúdos em sala e trazem entre outras abordagens a resoluções de problemas, como trabalhar área e perímetro com as crianças, como avaliar em matemática, as dificuldades encontradas no ensino da matemática e também esclarecem a utilização de materiais didáticos como o ábaco e o material dourado. Os temas descritos no curso são indicados à professores e pesquisadores para que eles possam se embasar e desenvolver a o estudo da matemática na sala de aula e em suas pesquisas.