Didática e Design Instrucional


CAPÍTULOS:
1 - Didática: entre saberes e sabores
2 - Didática na educação a distância: limites e possibilidades
3 - Design instrucional: conceitos centrais e fundamentos
4 - O design instrucional na EAD
5 - Design de atividades de aprendizagem
6 - Design instrucional para mídias estáticas
7 - Design instrucional para mídias audiovisuais
8 - Design instrucional para mídias em movimento
9 - Design instrucional para mídias digitais
10 - Design instrucional para mídias interativas
11 - Tecnologias emergentes e promissoras para a educação e design instrucional
12 - Design universal, mídia integrada e design instrucional
DESCRIÇÃO:
Antonio Simão Neto
Camile Gonçalves Hesketh



O processo educacional mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação adquire dimensões que precisam ser exploradas segundo as perspectivas da era das redes. As relações educativas possibilitam trocas comunicativas multi-direcionadas, baseadas na participação, na colaboração e na interação entre todos os agentes. Rompe-se assim com os velhos modelos pedagógicos baseados na comunicação unilateral que privilegia o professor, desconsiderando as peculiaridades do aluno.

Deste modo, o desafio dos educadores é descobrir maneiras de tornar as suas aulas mais criativas, envolventes, dinâmicas, divertidas e desafiadoras, visando à aprendizagem dos alunos. Proporcionar espaço para a interação, exploração, pesquisa, criação, descoberta, pode ser o primeiro passo para despertar o prazer pelo conhecimento. Este curso abordará como a Didática pode contribuir para que o professor consiga despertar no aluno o desejo de aprender pelo prazer de saber.