Ludicidade e Psicomotricidade


CAPÍTULOS:
1 - Psicomotricidade: Considerações Preliminares
2 - Psicomotricidade: Uma Categoria em discussão
3 - O Corpo Hábil
4 - O Corpo Hábil I
5 - O Corpo Consciente
6 - Corpo Significante
7 - Psicomotricidade
8 - Categorias de Análise
9 - O Corpo Consciente I
10 - Psicomotricidade: um estudo preliminar de suas categorias
11 - O corpo e o movimento na Educação Infantil
12 - As relações entre a inteligência e o desenvolvimento motor
13 - A dança e a Música da Educação Infantil
14 - A expressão dramática na Educação Infantil
15 - Criatividade e sua importância para a Educação
DESCRIÇÃO:
Daniel Vieira Silva
Max Gunther Haetinger



O curso contextualiza a psicomotricidade e sua aplicação na educação. Apresenta conceitos de psicomotricidade e estimulação, estabelecendo uma relação entre o movimento corporal e cerebral, destacando os locais do cérebro onde coordena as ações humanas. Destaca, entre outros assuntos, algumas atividades lúdicas tais como música, teatro, dança etc., atividades nas quais ocorre o estímulo corporal na criança de Educação Infantil, e a importância dessa estimulação para um desenvolvimento saudável, ativo e criativo.