Educação, Corpo e Movimento


CAPÍTULOS:
1 - Atividade física, educação física: conceitos e história
2 - Bebês e humanidade: uma história paralela
3 - A função da escola e da educação física
4 - Características dos alunos da escolarização inicial e as aulas de educação física
5 - Os alunos do ensino fundamental e as aulas de educação física
6 - As aulas de educação física e o processo de integração e inclusão
7 - A educação física e a interdisciplinaridade
8 - Avaliação: definição, importância, interfaces e outras considerações
9 - O corpo e o movimento na educação infantil
10 - Fundamentos do desenvolvimento motor
11 - Fatores das atividades motoras infantis
12 - Psicomotricidade
13 - A Dança e a Música da Educação Infantil
14 - Recreação e Lazer
15 - Criatividade e sua importância para a educação
16 - A avaliação na educação infantil
DESCRIÇÃO:
Ana Claudia Urban
Max Gunther Haetinger



O curso de Educação, corpo e movimento explora o universo da criança e do movimento, estudando os fundamentos relevantes ao desenvolvimento das habilidades mecânicas, motoras e físicas necessárias na aprendizagem, bem como a psicomotricidade. Estudos mostram que a atividade física através de jogos ou dança é necessária para a qualidade de vida da criança, onde a avaliação deve ser vista com objetivos e estratégias a fim de proporcionar a construção de conceitos sobre o mundo físico e social a sua volta e não apenas como brincadeira.