Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Inclusão


CAPÍTULOS:
1 - Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil
2 - Atitudes e Técnicas Facilitadoras da Inclusão
3 - A Prática Educativa: um dos Caminhos para a Inclusão
4 - Escola Inclusiva: as Crianças Agradecem
5 - Inclusão Escolar: Dissonâncias entre Teoria e Prática
6 - Necessidades Educativas Especiais: um Dilema para o Professor?
7 - Altas Habilidades e Superdotação: Mitos e Desafios I
8 - Altas Habilidades e Superdotação: Mitos e Desafios II
9 - Avaliação de Alunos Portadores de Paralisia Cerebral
10 - Trabalhando com o Aluno Portador de Deficiência Mental
11 - Distúrbios de Conduta
12 - Deficiência Visual: conceitos e orientações
13 - A Inclusão do Deficiente Visual na Escola Regular: Um Espaço a ser Conquistado
14 - Uma Forma Diferente de se Ler e Escrever
15 - Libras: Língua Materna do Surdo Brasileiro
16 - Letramento e Surdez
17 - A Interferência da Língua de Sinais na Produção de Textos Escritos
18 - Adaptações Curriculares na Educação Inclusiva
19 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas I
20 - O Trabalho Pedagógico em Turmas Multisseriadas II
DESCRIÇÃO:
Cristina Maria Carvalho Delou
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
Fernando César Ferreira Gouvêa
Ida Beatriz Costa Velho Mazzillo
Marcia Souto Maior Mourão Sá
Suely Pereira da Silva Rosa
Wladia Felix Espírito Santo



O processo de inclusão de crianças portadoras de Necessidades Educacionais Especiais é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional em nosso país. A grande dificuldade é de trazer estes alunos para a escola e principalmente mantê-los o tempo necessário para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Este curso conta com a colaboração de vários autores em áreas específicas de ações no processo de inclusão, abordando os diversos temas, cada um em sua área especifica, auxiliando os professores, de modo que eles possam estar preparados para melhor atender seus alunos.
Os pressupostos acerca da Educação Inclusiva nas escolas fundamentam vários programas e projetos e tem-se propagado rapidamente. Infelizmente, isso não significa que esta prática já seja uma realidade em todos os lugares. Neste curso serão abordadas as Políticas Públicas de atenção a este segmento, o papel do professor em sala de aula e as principais dificuldades e soluções para que estes alunos com deficiência visual, auditiva, mental, distúrbios de conduta, entre outras, sejam devidamente incluídos nas salas regulares de ensino.