Desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos: cognitivo, afetivo e social


CAPÍTULOS:
1 - Conhecendo a surdez
2 - Percurso histórico da surdez e de outras necessidades especiais
3 - Paradigmas de atendimento educacional
4 - Concepção de sujeito
5 - O surdo e suas relações sociais
6 - Filosofias educacionais
7 - Conhecimentos jurídicos
8 - Escola e sociedade inclusiva
9 - Adaptações curriculares
10 - LIBRAS
DESCRIÇÃO:
Ana Lúcia dos Santos de Lima
Cláudia Mara Padilha Mainieri



O material traz conceitos que nos ajudam a compreender a estrutura e o funcionamento do ouvido, a trajetória sócio-histórica da surdez dentro e fora do Brasil, as estruturas de trabalho oferecidas ao surdo e as diferentes definições de surdez às concepções de sujeito latente. Além disso, compreendemos as relações do surdo em diferentes segmentos da sociedade e identificamos as linhas de trabalho pedagógico voltadas para o surdo. Também podemos analisar as diferentes legislações aos portadores de necessidades educacionais especiais e fazemos uma reflexão sobre as práticas inclusivas. O material ainda orienta a prática pedagógica do professor em sala de aula e a estrutura linguística da Língua Brasileira de Sinais.