Teorias Antropológicas


CAPÍTULOS:
1 - Vôo panorâmico da ?aventura antropológica?
2 - A formação da literatura antropológica
3 - Evolucionismo Social: o ingresso da Antropologia na Era da Ciência
4 - Antropologia Difusionista: a reação à racialização das relações humanas
5 - Antropologia: objeto e metodologia de investigação
6 - Antropologia Funcionalista: a função das instituições na manutenção da sociedade
7 - Escola antropológica do Culturalismo Norte-Americano e seus desdobramentos
8 - A escola antropológica do Estruturalismo francês
9 - A Antropologia Interpretativa ou Hermenêutica
10 - Antropologia Pós-Moderna ou Crítica
11 - Antropologia Urbana - o antropólogo e a cidade
12 - Antropologia Visual e a descrição etnográfica
DESCRIÇÃO:
Juarez Tadeu de Paula Xavier



Teorias Antropológicas é ao mesmo tempo uma disciplina introdutória e abrangente. Juarez Tadeu de Paula Xavier não só apresenta em linhas gerais a disciplina, como destaca o movimento de consolidação da antropologia como ciência e área do conhecimento humano ao longo do tempo.
Para isto, apesar de situar o surgimento da Antropologia como acontecimento do século XIX, parte da contribuição de filósofos e autores clássicos desde o século XVI que vinham tratando das questões da diversidade humana, do problema da diferença nas experiências sociais dos variados grupos humanos e da complexidade do estudo do homem, da cultura e da sociedade.
O presente volume trata portanto, do “encontro” com o diferente, fundamental para a ampliação das noções de cultura, sociedade e identidade, no processo do conhecimento que ocorre na relação entre o “eu” e o “outro”. Os conceitos, teorias, e representações que são produzidas a partir deste procedimento são também analisados de forma crítica, evitando as concepções etnocêntricas das primeiras formas de análise antropológica, marcadas pela perspectiva evolucionista.
Juarez Tadeu de Paula Xavier apresenta então, de forma competente as mais importantes contribuições das diferentes correntes teóricas antropológicas, como o difusionismo, funcionalismo, culturalismo, estruturalismo, antropologia interpretativa sem deixar de registrar a contribuição da antropologia pós-moderna e dos importantes campos específicos da antropologia urbana e da antropologia visual.
Com este material os alunos não apenas terão uma boa noção da disciplina antropológica como também perceberão a importância de se compreender e relacionar-se adequadamente com a “alteridade”, procedimento que se torna urgente em um mundo que vem se descobrindo cada vez mais diverso.