Fundamentos da Ciência Política


CAPÍTULOS:
1 - A formação do pensamento político: Dimensão histórica
2 - A formação do pensamento político: Dimensão lógica I
3 - Formação do pensamento político: Dimensão lógica II
4 - A construção da ciência política
5 - O Liberalismo
6 - A democracia liberal
7 - A democracia direta
8 - O conceito de poder
9 - O Estado
10 - Os partidos políticos
11 - A cultura e a política
12 - Participação Política
DESCRIÇÃO:
Nelson Rosário de Souza



Escrever uma obra com o objetivo de introduzir o aluno de Graduação em Ciências Sociais às principais temáticas e conceitos da Ciência Política é um grande desafio.
A diversidade costuma marcar o universo de alunos que iniciam um curso de graduação. Os interesses são múltiplos e o nível de formação do corpo discente não é necessariamente homogêneo. Quanto às decisões sobre o conteúdo da disciplina, a tarefa não é menos difícil. A Ciência Política, como outras matérias das Ciências Humanas, está marcada pela multiplicidade de perspectivas. O debate é uma característica central da nossa área e não a construção de verdades absolutas. Para completar a complexidade do empreendimento proposto é necessário lembrar o dilema entre valorizar a apresentação de temas e autores filosóficos que formam a base da Ciência Política moderna, ou priorizar a discussão dos conceitos propriamente políticos.
O quadro de dificuldades acima descrito impôs a necessidade de escolhas no momento de confecção desta obra. Procurou-se, por exemplo, equilibrar a abordagem de temas e autores filosóficos com a definição de conceitos fundamentais da Ciência Política. Cada capítulo procura contemplar a diversidade de perspectivas, sem, no entanto, abrir mão de tomar posição. Espera-se que essa postura contribua com a formação de um aluno crítico, capaz de decidir se está de acordo, ou não, com os posicionamentos do autor a cada momento da leitura.Enfim, o curso procurou apresentar os conteúdos de forma didática, mas sem abrir mão de contemplar a complexidade dos temas e conceitos. Desse modo, a expectativa é de que os alunos tenham neste curso uma fonte acessível de informação e também se sintam desafiados a investir em novas leituras e pesquisas. Uma boa forma de apreender esta obra é tomá-la como ponto de partida para a caminhada formativa e não como ponto de chegada.
Convido o aluno leitor a enfrentar seu próprio desafio de formação, usando o presente trabalho como uma das ferramentas úteis à sua empreitada. Bons estudos a todos.