Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil


CAPÍTULOS:
1 - Linguagem e Interações Urbanas
2 - A Formação e o Desenvolvimento da Linguagem na Criança
3 - A Brincadeira e o Desenho da Criança
4 - Linguagem e Genêros Discursivos
5 - Letramento na Educação Infantil
6 - A Literatura Infantil e a Criança de Zero a Seis Anos
7 - Literatura Infantil: da Produção à Recepção
8 - Questões para a Educação Infantil
9 - O Letramento no Cotidiano da Educação Infantil
10 - Poesias e Quadrinhos no Cotidiano na Educação Infantil
DESCRIÇÃO:
Daniela Guimarães
Patrícia Corsino



A partir de uma visão social, embasada em Benjamin, Bakhtin e Vygotsky, as educadoras Daniela Guimarães e Patrícia Corsino apresentam uma abordagem teórica e prática da alfabetização e do letramento, mostrando qual o papel da prática pedagógica na condução da criança no mundo simbólico. Considerando ilustração e projeto gráfico, são abordadas a literatura infantil (prosa e poesia) e as histórias em quadrinhos em termos de recepção e também de produção.