Ensino de Língua Portuguesa


CAPÍTULOS:
1 - A crise no ensino de Língua Portuguesa
2 - O professor de Língua Portuguesa
3 - O ensino de Língua Portuguesa
4 - O erro em ensino de Língua Portuguesa
5 - Ensino de língua e variação linguística
6 - Sistematização do ensino de língua e de gramática
7 - A norma padrão e a gramática normativa
8 - A validade da gramática no ensino da língua
9 - O ensino de Língua Portuguesa e o ensino da teoria gramatical
10 - O ensino de Língua Portuguesa e a qualidade de vida
11 - Ensino de Língua Portuguesa e contexto comunicacional
12 - O ensino de Língua Portuguesa e a heterogeneidade dialetal
DESCRIÇÃO:
Veraluce Lima dos Santos



Desde que o português se tornou uma língua nacional, o ensino é baseado na pedagogia do certo/errado. Nesta concepção, o sujeito que atende as regras da gramática normativa é considerado certo e aquele que não a respeita é considerado errado. Mantendo esta concepção, os professores podem sentir certa dificuldade de ensinar crianças que quando ingressam na escola, já possuem um conhecimento substancial da língua materna, adquirido no meio natural.

Este curso visa oferecer reflexões sobre a prática pedagógica do professor de língua portuguesa, no sentido de contribuir com a formação de futuros professores. Esperando contribuir para a formação de profissionais competentes e ampliar as possibilidades de uso da língua, respeitadas as mais variadas formas de expressão.